Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Mergulho Profissional

O mergulho é muito conhecido como esporte recreativo, mas o mergulho também é uma profissão muito antiga, que já apresentou muitas evoluções, principalmente na utilização de equipamentos desde seus primórdios até hoje, e muitos não sabem nada a respeito desta atividade.

Quem sonha em ganhar a vida embaixo da água pode escolher dois caminhos para trabalhar. Pode ser como instrutor de mergulho trabalhando em escolas de mergulho como professor ou em operadoras de mergulho como mergulhador recreativo, pode ser um mergulhador comercial offshore  que se divide em duas categorias mergulhador raso até 50 metros e mergulhador profundo até 300 metros ou pesquisador marinho. A profissão de mergulhador offshore é a segunda mais perigosa do mundo, perdendo somente para quem trabalha no espaço, os astronautas.

Apesar da periculosidade, por ser uma atividade insalubre grau máximo, muitos se especializam na área por causa da boa remuneração e mercado de trabalho amplo.

Não existe um curso superior para mergulho, os mergulhadores precisam fazer cursos que vão do nível básico ao de instrutor profissional. Para atuar profissionalmente como mergulhador raso, até 50 metros de profundidade, a pessoa deve fazer um curso de 9 semanas, onde aprende as técnicas de  respiração por ar comprimido e mergulho. Já para atuar no de mergulho saturado feito a partir de 50 metros até 300 metros de profundidade o profissional precisa ter dois anos de carteira assinada como mergulhador raso e fazer novo curso que tem reconhecimento internacional.

Esses mergulhadores realizam atividades na manutenção e inspeção de portos, plataformas de petróleo, hidrelétricas, descongestionam hélices de navios, raspam cascos de navios, entre outros.

Existem vários tipos de mergulhos e técnicas empregadas, e além das atividades profissionais  temos as amadoras, esportistas, cientistas.

No meio amador destacam-se as fotografias, mergulhos em naufrágios, observação da vida marinha. Para os pesquisadores e cientistas, o mergulho oferece a  análise de solo, pesquisas arqueológicas e outras atividades de estudo da vida marinha. Existem vários tipos de doenças que podem ser ocasionadas pelo mergulho, mas isso é um assunto para outro post.

No Comments Yet.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *