Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Campo de Concentração de Dachau

Poucas coisas fizeram eu me sentir tão mal na vida quanto a visita ao Campo de Concentração de Dachau, nos arredores de Munique, na Alemanha. Claro, eu já sabia que a visita seria pesada, mas não imaginava que ver de perto e refletir profundamente sobre tudo o que aconteceu ali teria um efeito tão perturbador. Ainda assim, acredito que essa é uma visita que precisa ser feita. Foi por isso que os antigos prisioneiros de Dachau insistiram na construção desse memorial. Para que tudo o que aconteceu não fosse esquecido – ou diminuído – com o tempo. Para que as pessoas que fizerem a visita pudessem refletir sobre o que o ser humano é capaz de fazer. E, mais importante, para tentar evitar que esse tipo de história se repita.
O campo de concentração de Dachau foi construído em 1933 pelos nazistas, cerca de cinco quilômetros ao norte de Munique, no sul da Alemanha. No auge, o campo chegou a ter mais de 200 mil presos. Os nazistas documentaram a morte de aproximadamente 40 mil pessoas. Dachau foi o modelo para os outros campos de concentração construídos. Dachau chegou a abrigar mais de duzentos mil prisioneiros de mais de trinta países e, a partir de 1941, foi usado para o extermínio de cerca de 40 mil pessoas. O campo também possui uma câmara de gás. Os SS (guarda de elite do partido Nazista) faziam experimentos médicos e tortura nos prisioneiros. Em 29 de abril de 1945, a 42ª Divisão de Infantaria do Exército dos Estados Unidos (EUA) foi encarregada de libertar o campo de concentração. A primeira visão que os soldados tiverem, ao chegar ao campo, foi de centenas de mortos, empilhados, junto a um comboio de 39 carruagens. Segundo consta, os mortos estavam lá havia dias (alguns já em avançado estado de decomposição).
Dachau é célebre não só por ter sido um dos maiores campos de concentração nazis, mas também por ter sido o primeiro a ser construído no regime hitleriano (foi construído cerca de seis semanas após Hitler ascender ao poder).

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

 

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: atividades ao ar livre e área interna

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: planta, árvore, atividades ao ar livre e natureza

Nenhum texto alternativo automático disponível.

 

No Comments Yet.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *